27/03/2020
Como (e onde) comprar os pneus ideais para sua moto
Você sabe que pneu bom garante pilotagem segura e conforto.
Mais cedo ou mais tarde vai chegar a hora de trocar os pneus da sua moto. É algo que não tem como adiar, afinal, das boas condições dos pneus dependem a estabilidade do veículo, a otimização do consumo de combustível, o conforto na pilotagem e, principalmente, a segurança do condutor.
Pode ser que o pneu fique deformado com o tempo. Talvez o composto de borracha fique ressecado. Em alguns casos surgem calombos ou rasgos. Em outros, os sulcos dos pneus perdem profundidade e sinalizam que já está no momento certo de fazer a troca.
Para te ajudar na missão de comprar pneus de qualidade para fazer a substituição, preparamos uma lista com dicas de como e onde comprar bons pneus. Vem conferir!
Um conselho sincero que temos a dar para você é: tome cuidado com pneus comprados em supermercados e borracharias. Priorize a compra em lojas especializadas. Esse cuidado garante que você comprará um produto de boa procedência. Além disso, contará com o suporte de quem realmente entende de pneus. Sempre que possível, faça a troca na concessionária onde adquiriu a motocicleta. É uma questão de segurança e confiança.
Fique atento às especificações do manual ou indicações contidas na lateral do pneu original. Respeite as características expressas e leve-as anotadas na hora da compra. As informações mais importantes, nesse sentido, são as medidas dos pneus, que podem variar conforme o modelo da moto. Pneus do tamanho errado podem afetar negativamente a estabilidade da moto, favorecendo a ocorrência de derrapagens e acidentes.
Para escolher o pneu ideal é fundamental conhecer e considerar o tipo de roda. Existem basicamente dois tipos: as de liga leve e as raiadas. As de liga leve possuem o aro e os raios construídos em uma única parte, normalmente de alumínio. Já as raiadas, que são mais comuns, são compostas por três partes distintas, sendo aro, raios e cubo. De modo geral as rodas de liga leve não demandam pneus com câmara de ar. Em contrapartida, as raiadas requerem câmara.
Compre pneus genuínos. Aliás, em qualquer tipo de manutenção da sua motocicleta o mais indicado é apostar em peças genuínas, não só pela qualidade, mas pela assistência e total garantia de os itens são adequados ao modelo da moto. Nunca escolha por conta própria, sem a orientação de um especialista.
Ao comprar um novo pneu é recomendável que essa compra seja feita de maneira bastante responsável e consciente para evitar problemas futuros. Confirme a data de fabricação, velocidade máxima, carga suportada, garantia para defeitos de fabricação, aderência do pneu, se tem câmara de ar ou não, etc. Enfim, esclareça as dúvidas que julgar importantes.
Você já trocou os pneus da sua moto ou ela ainda está rodando com os originais de fábrica? Tem alguma outra dica para compartilhar que não foi mencionada no artigo? Conta pra gente!
Fonte: brasmoto.com.br