28/03/2025
Primeira moto: 5 dicas para não errar na escolha
Você quer conquistar mais liberdade, mobilidade e agilidade para se deslocar no dia a dia e chegou à conclusão de que ter uma moto é a melhor pedida para o seu momento atual?
De fato essa é uma excelente decisão, mas tem outra escolha que você também precisa fazer com muita consciência, tranquilidade e critério: qual modelo de motocicleta escolher.
Abaixo, preparamos uma lista com dicas que vão te ajudar a encontrar a moto ideal para você. Continue a leitura do artigo e faça a escolha certa!
Escolha uma fabricante de confiança
Ao comprar a sua primeira moto, opte por uma marca consagrada e que respeite os mais rigorosos padrões de qualidade tanto em relação às tecnologias e funcionalidades, quanto a outros fatores, como design, componentes, suporte, garantia, etc.
A Honda, por exemplo, é uma marca tradicional que investe nos mais elevados níveis de produção, segurança e performance desde 1948. Além disso, as concessionárias oferecem condições facilitadas para você adquirir sua primeira moto.
Considere seu biotipo na hora de escolher uma moto
Prestes a adquirir a primeira moto da sua vida? Não deixe de considerar o seu biotipo!
Talvez você não saiba, mas é importantíssimo escolher um modelo com peso, robustez e altura do assento compatíveis com a sua estatura. Assim, você se sentirá mais seguro e confortável ao pilotar.
Vale ressaltar que, para iniciantes, modelos mais leves facilitam as manobras em velocidade baixa. À medida que a experiência sobre duas rodas aumenta, juntamente com a autoconfiança, você pode optar por um modelo mais alto e pesado.
Priorize o atendimento da sua demanda pessoal
Você quer adquirir uma moto para trabalho ou lazer? Percorrerá os trajetos diariamente? Pretende viajar com a moto? Como serão os percursos mais frequentes? Qual será o tipo de terreno?
Obviamente, se você vai rodar mais na cidade do que na estrada, o tipo de moto será diferente. Converse com um consultor de vendas Honda para tomar uma decisão acertada.
Compare os tipos de câmbio
Se você vai adquirir a sua motocicleta 0km em breve, não perca esse aspecto de vista: o câmbio. Caso você busque praticidade e facilidade no uso, o câmbio com transmissão automática é a melhor opção, mas não é exatamente a alternativa ideal para quem gostaria de ganhar experiência em relação à troca de marchas.
Já a motocicleta com câmbio convencional exige maior coordenação e treino para uma pilotagem segura.
Avalie as cilindradas
Para iniciantes, o mais recomendado é optar por uma moto de menor cilindrada. Nesse sentido, modelos entre 125 cc e 160 cc são mais indicados por serem mais leves. A performance tende a ser muito boa, embora a potência seja menor.
Por último e não menos importante, tenha calma, paciência e pratique com muita responsabilidade. Comece praticando em terrenos menos desafiadores, vá devagar e, inclusive, faça os nossos cursos gratuitos de Harmonia no Trânsito.
Quanto mais você entender de pilotagem segura, mais confiante você vai ficar, independentemente de ser um “piloto de primeira viagem” e do modelo de moto que você vai escolher.
Quer ajuda especializada para escolher a moto ideal para o seu perfil? Clique AQUI para ter o direcionamento de um dos consultores Honda.